Últimas notícias

Unimontes celebra o Dia Internacional do Idoso com ações de inclusão e atendimento à População 60+

Nesta terça-feira, 1º de outubro, a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) celebra o Dia Internacional do Idoso com diversas iniciativas voltadas para a inclusão e o atendimento especializado à população da terceira idade. Entre as ações, destaca-se a criação, este ano, de um vestibular exclusivo para pessoas com 60 anos ou mais, visando preencher vagas remanescentes em seus cursos de graduação, uma inovação no ensino superior brasileiro. A Unimontes tem um histórico de atenção à terceira idade, com destaque para o Centro Mais Vida de Referência em Assistência à Saúde do Idoso Eny Faria de Oliveira, que faz parte do Hospital Universitário Clemente de Faria (HUCF). O centro atende 86 municípios da macrorregião Norte de Minas e, somente em 2023, realizou mais de 91 mil procedimentos, incluindo consultas especializadas, exames e atendimentos de fisioterapia, sempre de forma gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O Mais Vida oferece uma equipe multidisciplinar com profissionais de diversas áreas, como medicina, fisioterapia, odontologia, nutrição e psicologia. O atendimento é voltado para idosos com 80 anos ou mais e também para aqueles acima de 60 anos que apresentem condições de saúde debilitadas. O processo de atendimento começa nos postos do Programa de Saúde da Família (PSF), onde um médico avalia o paciente e faz o encaminhamento ao Centro de Referência do HUCF. De acordo com a coordenadora do centro, a geriatra Luciana Colares, o principal foco do Mais Vida é atender idosos em estado de fragilidade, aqueles que apresentam dificuldades em realizar atividades cotidianas e que necessitam de supervisão constante. Nosso objetivo é garantir que esses idosos recebam o acompanhamento necessário, especialmente os que enfrentam múltiplas doenças ou que passaram recentemente por internações hospitalares, explicou.
Uma das iniciativas mais inovadoras da Unimontes neste ano foi a realização de um vestibular inédito para candidatos com mais de 60 anos, ocorrido em junho. Com essa iniciativa, a universidade se posiciona como uma das primeiras instituições públicas do país a promover a inclusão de idosos no ensino superior. No processo seletivo, 59 candidatos foram aprovados para ingressar em 28 cursos espalhados pelos campi de Montes Claros, Brasília de Minas, Janaúba e Pirapora. Ao receber os novos alunos da terceira idade, o reitor Wagner de Paulo Santiago destacou a importância da troca de experiências entre gerações. Estamos convencidos de que esses alunos têm muito a ensinar às gerações mais jovens, e essa interação trará benefícios a todos. Todos nós ganharemos com essa convivência, afirmou o reitor, evidenciando o compromisso da instituição com a inclusão e o respeito à diversidade etária.

Acreditamos que a mistura entre a música, cultura e  informação, são a chave do nosso sucesso e dos nossos parceiros e ouvintes.

Institucional

Atendimento ao Público

Fundação de Apoio ao Desenvolvimento ao Ensino Superior do Norte de Minas (FADENOR)

Avenida Rui Braga S/N
Montes Claros – Minas Gerais
CEP: 39.401-89

CNPJ: 01.440.615/0001-00

Rádio Universitária Unimontes 101,1 FM

2002 - 2024 © Todos os direitos reservados